domingo, 3 de outubro de 2010

GALERA ANIMAL




São Paulo - Além de ser, tem que parecer. Então, empresa que desenvolve ações sustentáveis tem que fazer propaganda disso. Mas, para não gerar desconfiança no consumidor, a regra do jogo é primeiro desenvolver projetos consistentes e depois comunicar. É o que a Nestlé está fazendo no Brasil. Há pelo menos 10 anos a empresa desenvolve programas como o Nutrir, que combate a desnutrição e a obesidade por meio da educação para crianças e jovens em comunidades de baixa renda de todo o país. O foco tem sido também programas que defendam o meio ambiente e sintonizem a marca com estas causas. Para isso, a Nestlé aposta num projeto inovador, chamado Galera Animal. É a primeira vez que uma marca coloca uma série animada em 3D dentro da programação da TV Globo. O programa voltado para a família, mas que fala diretamente com as crianças, é exibido nos intervalos da novela das oito, tem reprise na TV Globinho e conta a história de nove filhotes que defendem o meio ambiente e a sustentabilidade. Durante a primeira fase, não se falou em Nestlé. Agora o cenário é diferente. Os filhotes da Galera Animal viraram pelúcias em uma promoção que tem a marca da empresa. Milhões de bichinhos estão à espera dos consumidores. Eles poderão trocar comprando R$ 27,00 em produtos Nestlé mais R$ 27,00 que podem ser pagos em até quatro vezes sem juros no cartão. Haverá postos de trocas em supermercados, além de duas novidades. O consumidor poderá pagar numa casa lotérica ou pela internet e receber em casa em até três dias. Inovar em plataformas conhecidas ou criar novas faz parte do plano de marketing da Nestlé. E vai desde uma forma diferente de conscientização, promoção e mídia, como a Galera Animal, até o barco que vende produtos em cidades ribeirinhas da Amazônia, passando por SAC via SMS e altos investimentos em ações na internet. Sobre estes assuntos, Izael Sinem Junior, diretor de comunicações e serviços de marketing da Nestlé, comenta a seguir em entrevista. Por que criar um programa para comunicar o posicionamento sustentável da Nestlé? Izael Sinem Junior - O que motivou este projeto foi o fato de termos um posicionamento no que diz respeito à consciência sobre o planeta que vem sendo trabalhado há algum tempo. Queríamos que os valores que a empresa defende tivessem notoriedade. Dentro deste caminho, decidimos trabalhar com a família, num horário nobre e com uma grande cobertura. O formato de minissérie e de mídia foi consequência deste pensamento. Quais ações vocês vêm desenvolvendo com relação à sustentabilidade? Izael Sinem Junior - Há várias. As embalagens tiverem uma redução do uso de material da ordem de 25% a 30%. Estamos economizando matéria-prima. A companhia também realiza, em diversos setores, uma campanha de redução da utilização da água. Em todas as plantas no Brasil há diversas fontes de energias para que possamos poupar este recurso. Cuidamos dos parques de onde são extraídas as águas. Há uma lista grande de projetos que desenvolvemos há muitos anos, mas não divulgamos.

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