domingo, 27 de novembro de 2011

A AUTOBIOGRAFIA DE MARINA SILVA

A autobiografia de Marina Silva

Filha de cearenses, nascida no seringal Bagaço, a 70 quilômetros de Rio Branco, capital do Acre, analfabeta até os 16 anos, sobrevivente de cinco malárias, três hepatites e uma leishmaniose, empregada doméstica para pagar os estudos, militante ao lado de Chico Mendes, formada em História, vereadora, deputada estadual, senadora, ela é a brasileira mais premiada por organismos internacionais de preservação ambiental. Quase um conto de fadas, uma história e tanto a de marina Osmarina Silva Souza.

Marina, você era praticamente analfabeta aos 16 anos e agora é formada em História. Como foi isso?
No Mobral, a professora achou que eu estava aprendendo depressa demais. Então me colocou na Educação Integrada, equivalente às quatro séries do curso primário. Entrei nesse curso e fiz as provas finais em dezembro. Dos 46 alunos, só três passaram. Minha média foi 5,5, passei raspando, mas passei. Aí, fui estudar no colégio de freiras. A irmã colocou uma condição: ou eu tirava nota boa ou voltava para o quarto ano primário.... Foi um horror... Eu cuidava da cozinha e terminava meu trabalho lá pelas oito da noite e só podia estudar até as oito e meia porque tinha que acordar às cinco horas para fazer o café, aguar a horta.... Então dei um jeito de burlar a madre.... comprei umas velas, arrumei um papel escuro para colocar no vidro do quarto, coloquei um pano para impedir que a luz passasse por baixo da porta e estudava até 2,3 horas da manhã. Eu tinha um despertador que eu enrolava num pano, colocava debaixo do travesseiro e ele fazia um barulho abafado no meu ouvido... Acordava e trabalhava normalmente. Quando vieram as provas da quinta série, eu tirei 10 num monte e 8,5 em português.... Aí a irmã deixou eu continuar o ginasial.... Passei em todas as matérias...
Mas continuei a sétima série, fiz até a oitava, porque eu achava que não tinha base para fazer o vestibular... Entrei no básico, que era o primeiro ano do segundo grau, como forma de fazer um pré-vestibular, porque eu não tinha dinheiro para pagar um pré-vestibular... Eu estava na metade do curso, quando a hepatite me pegou de novo. Perdi o vestibular de 79 e só consegui fazer em 80.Fiz, passei, entrei na faculdade de História e em 84 eu me formei.



E quando você começa a pensar em política e a mudar a sua visão de mundo?

Olha só: eu tinha quase 18 anos quando a Comissão Pastoral da Terra fez um curso de formação de liderança sindical...
Durante esse curso, entrei em contato com a Teologia da Libertação e conheci o Chico Mendes...
A fundamentação do curso era o compromisso com a vida .... Mais do que rezar, havia um compromisso social. Aquilo tudo me encantou..... Era a fé viva .... Não era um afastamento do mundo, mas uma integração com o mundo, um mundo de onde eu vinha...
O meu mundo....
Apesar da grande diferença de idade, eu e Chico ficamos muito amigos... De 78 a 85, o meu envolvimento foi com a política comunitária...
Depois, já na faculdade, comecei a militar o movimento estudantil... Em 84 para 85, a CUT foi fundada. O Chico Mendes foi eleito o coordenador e eu a vice-coordenadora... Fomos trabalhar juntos...
(...) Em 90 fui a deputada estadual mais votada e em 94 fui eleita para o Senado.


Como é que você define a Marina Silva?


Não sei... Acho que poderia me definir como uma pessoa movida à fé e determinação....
Eu não creio porque vejo, eu vejo porque creio... Sempre lembro do D.Quixote, só que ao contrário: enquanto ele lutava contra moinhos de vento pensando que eram gigantes, eu luto contra gigantes pensando que são moinhos de vento...



Compreensão do Texto


1. Por que esse texto pode ser considerado biográfico?
2. Que aspectos distinguem esse texto de uma biografia?
3. Esse texto constitui apenas uma parte da entrevista de Marina Silva. Quais aspectos da vida dela foram abordados nesse fragmento?
4. Que aspectos da vida de Marina Silva chamam sua atenção? Por quê?
5. De quem é o texto logo abaixo do título, à esquerda? Qual é a função dele?
6. O que se sugere sobre a personalidade de Marina a partir dos relatos feitos?
7. O que representava o estudo para ela? Que fatos relatados no texto justificam sua resposta?
8. O que você sabe sobre a vida dos seringueiros?
9. Você conhece a história de Chico Mendes, personalidade citada por Marina Silva? Comente-a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.