terça-feira, 10 de agosto de 2010

ATERRO SANITÁRIO - PARTE II





LIXO EM GUARULHOS


Você sabia que em Guarulhos existe uma lei designada como Decreto-lei no 23.621, aprovado em fevereiro de 2006, que fixa um período máximo de duas horas para a permanência dos sacos de lixo fora das casas?Quem não obedecer e colocar os resíduos fora do imóvel por período superior ao estabelecido poderá receber uma multa de 75 Unidades Fiscais de Guarulhos , ou seja, R$ 126,00. Já a multa para os que perderem o horário da coleta e, ainda assim, mantiverem o lixo do lado de fora, será de R$ 252,00, ou 150 UFGs.A empresa coletora de lixo da cidade recolhe cerca de 900 toneladas por dia, ou aproximadamente 25 mil toneladas por mês. O principal objetivo é melhorar o serviço de coleta de lixo, pois, a disposição do lixo na frente das casas por um período superior a duas horas é inviável, porque, além de deixar a cidade feia, atrai ratos, baratas e outros bichos portadores de doenças. Foi publicado na Folha Metropolitana de 26/03/2007 – jornal local – que há um plano operacional de coleta de lixo que funciona assim :Plano Operacional ABairro Freqüência Turno horário de inícioCentro 2a a sábado Noturno 18hPlano Operacional BFreqüência Turno horário de início2a, 4a e 6a Diurno 7hBairros Base Aérea, Jardim Cumbica e Nova Cumbica, Cidade Satélite, Soinco, Paes de Barros, Jardins São Manoel, Otawa, Arapongas, Santo Afonso, Leblon, Dona Luiza, Guilhermina, Vila Maria, Oliveira, Santa Izabel, Angélica, Carvalho, Porto, Lurita, Jacy, Bernardinho, Alice, Maria Helena, Nova Cidade, Ferão, Aracilia, das Nações e Caboçu. Parques Cecap, Alvorada, IV Centenário, Brasília, das Nações, Jurema, São Miguel, Uirapuru, Normanda e Jandaia. Vilas Any, Dinamarca e Alzira, Sítio São Francisco, Cidade Tupinambá e Recreio São Jorge.
Plano Operacional C Freqüência Turno horário de início2a, 4a e 6a Noturno 18hBairrosVilas Munhoz, Zamataro, Hermínia, Fanganielo, Endres, Esplanada, São Rafael, Rute, Capitão Rabelo, Renata, Galvão, Milton, Queiroz, Rosália, Harmonia, Rabelo, Leda, Adélia, São João, Ainda, Santo Antônio, Tijuco, Moreira, Conceição, Sorocabana, Augusta, Rachid, Palmeiras, Leonor, Paulista, Carioca e Cavadas. Jardins Iracema, Tranqüilidade, Vila Galvão, Guimarães, Alice, Dourado, Eugênio, Novo Ipanema, São Ricardo, Silveira, Dourado, Bebedouro, das Hortências, Nazaré, Santa Francisca, Santa Mena, Flor da Montanha, Rosa de França, Marajoara e Parque Continental II, Itapegica, Ponte Grande, Campos do Gopoúva e Residencial Padre Bento.
Plano Operacional DFreqüência Turno
Horário
início3a, 5a e sábado Diurno 7hBairros
Cecap (complexo penitenciário) e Jardins São João Batista, Elizabeth, Irene, São Domingos, Beveldere, Santa Lídia, Santa Edwirges, Sadokim, Andorinhas IV Centenário, Álamo, Fortaleza, Bananal, Lenize, Vila Nova, Vila Rica, São João, Santa Terezinha, Jade, Novo Portugal, Presidente Dutra, Marai Dirce II Bambi, Adriana e Itapoá. Vilas Carmélia I e II e Nova Bonsucesso, Ponte Alta, Cidade Soberana, Parque Santos Dumont, Inocoop, Água Azul, Shoppping Internacional de Guarulhos e Sítio dos Morros.Plano Operacional EFreqüência Turno horário de início3a, 5a e sábado Noturno 18hBairrosJardins Maia, Las Vegas, City, São Paulo, Santa Cecília, Iporanga, dos Camargos, Barbosa, Santa Bárbara, Paraventi, Pinhal, Rizzo, Flor do Campo, Vanira, Ipanema, Zimbardi, Scyntila, São Geraldo, Monte Carmelo, América, Eliane, Bela Vista, Divinolândia, Jovaia, Santa Emília, Santa Inês, Silvia, Paraíso, Acácio, Santa Rita e Kawamoto. Vilas Mirian, Progresso, Barbosa, São José, Fátima, Flórida e Barros. Parques Continental II, III, IV, V, Renato Maia, Macedo, bom Clima, Cocaia e Taboão


Segundo a CETESB a cidade de São Paulo é a maior geradora de resíduos domésticos produzindo diariamente 6.946,5 toneladas, seguindo-se Guarulhos, com 751,8 toneladas, São Bernardo do Campo, com 488,8 toneladas, Osasco, com 460,8 toneladas, e Santo André, com 458,1 toneladas.Guarulhos opera com sistema próprio de coleta, triagem e comercialização de material reciclável na cidade.Existe uma coleta seletiva localizada no Taboão. No local, que tem capacidade para seis toneladas por dia, onde trabalham cerca de 25 catadores que fazem parte do programa de coleta seletiva da Coop-reciclável, com atuação na Vila Barros, Vila Fátima e Monte Carmelo. A coleta é feita semanalmente em cerca de 16,5 mil residências, 53 escolas municipais, quatro secretarias municipais e 50 empresas. Para tanto, são utilizados quatro caminhões, dois da cooperativa e dois da Prefeitura. Todo material coletado é comercializado e o dinheiro obtido é revertido para os cooperados.Existe também em nossa cidade uma recicladora de entulho da Proguaru, que recebe diariamente cerca de 60 metros cúbicos de entulhos retirados de construções, como concreto e cerâmicos. Lá, o material passa por uma esteira, onde os resíduos são triturados e separados em quatro tipos diferentes de grânulos, o mais grosso é utilizado para sub-base em vias de asfalto e o mais fino, para calçamento.Existe ainda o aterro sanitário de Guarulhos. O local, que em seis anos recebeu cerca de 2,1 milhões de toneladas de lixo, possui um sistema moderno de escoamento e liberação de gases e líquidos.Em Guarulhos existem várias empresas que adquirem lixo para reciclagem. Vamos citar algumas delas :
Multilixo Remoções Lixo S/C Ltda
SafelcaSA Industria de Papel
Reciclacumbica reciclagem de plásticos Ltda.
E muitas outras

Ainda é muito interessante que alguns artistas se utilizam lixo como arte, vamos citar alguns :Cláudia Araujo, Naná Ayné, Maria do Rosário, Rosely Ferraiol e Carlos Gomes. ( fonte FEcomercio)

Sinto que em nossa cidade não há ainda uma cultura ambiental vontada a reciclagem do lixo. Dá a impressão que não está ainda incutido nas pessoas a importância da preservação do meio ambiente e que a reciclagem e seleção de lixo é uma forma muito importante de contribuição.
Acho que deveríamos obrigatoriamente realizar a seleção de lixo em casa, pois é na família que se iniciam os grandes movimentos.
A cultura ambiental deve se propiciada para as camadas menos favorecidas, pois elas são as maiores vítimas do lixo e sujeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.