terça-feira, 31 de agosto de 2010

31/08/10 PALESTRA CIDADANIA, ÉTICA E VALORES








Você sabe o que significam estas palavras? Talvez a palavra mais familiar seja VALOR. O que têm valor? Carro, dinheiro, roupas de grifes famosas, saúde, família, casa, vida,… Acho que a mais valiosa das coisas citadas é a VIDA. Você concorda? O mais valioso é a vida de todas as pessoas, a vida de cada um e cada uma. Não só a minha ou a tua vida, mas também a vida do homem que se arrasta sobre um esqueite, por ser aleijado, a vida do menino e da menina de rua, ou a vida do senhor mendigo que dorme no banco da praça e é queimado por jovens ricos,…

E ÉTICA, o que significa? A palavra ética vem do grego Ethos, e quer dizer casa, toca de animal ou abrigo. Para que o valor maior possa existir, para que a gente possa viver, precisamos de algumas coisas. Uma delas é a casa! O abrigo da casa representa o que a gente precisa para viver. Assim também a ética trata de tudo o que é preciso para que a vida tenha espaço.

Podemos dizer, então, que se falta alguma coisa para que a gente possa viver, isto é um problema ético.

Quando muitas casas, abrigos, estão juntas, chamamos isto de CIDADE. Cidade é uma palavra que vem do grego Pólis. Assim, toda pessoa que mora na cidade, assim como você e eu, é um político, um cidadão da Pólis. Cada político luta por uma vida ética; não só para si, mas para todos que têm vida. Na cidade moram muitas vidas diferentes e todas têm direito de viver.

É bem verdade que nós escolhemos alguns moradores da Pólis para nos representar como políticos que somos, mas isto não nos exime da nossa responsabilidade enquanto políticos, habitantes da Pólis: A responsabilidade de olhar para que todos tenham vida. Os que nós escolhemos para que nos representem na atividade de políticos devem trabalhar de tempo integral para garantir que TODOS os habitantes ou sub-habitantes da Pólis tenham uma vida ética, digna, uma vida abrigada, protegida (Às vezes eles se esquecem disso!).

Bem sabemos que nem todos têm o que precisam para viver. E isso é um problema ético nosso!

Você e eu somos políticos éticos, habitantes do grande Ethos, somos responsáveis pelas vidas uns dos outros, para que sejam vidas éticas, abrigadas, vidas protegidas.

Claus Martin Dreher
Canabarro - Teutônia/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.