quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CIÊNCIAS - CURIOSIDADES SOBRE A ÁGUA





1. A falta de água potável e de saneamento adequado atingem, respectivamente, 1,4 e 2,9 bilhões de pessoas em todo o mundo, principalmente, em países em desenvolvimento. Calcula-se que 80% das moléstias que vitimam a humanidade têm sua transmissão por via hídrica.

2. A escassez hídrica já é uma realidade para 28 nações localizadas na África e Oriente Médio e projeções futuras indicam um total de 52 países sofrerão com esta escassez.

3. A vegetação têm um papel fundamental na proteção e manutenção do ciclo hidrológico, pois é responsável pela absorção de água da chuva, proteção do solo, e recarga de lençol d’água subterrâneo. As matas ciliares – vegetação nativa que recobre as margens de rios e lagos atuam na proteção desses mananciais. Dentre as funções deste tipo de vegetação, destacamos as seguintes:

♦ preservar das nascentes;
♦ evitar a erosão do solo;
♦ fornecer alimento e abrigo à fauna aquática e terrestre;
♦ reter poluentes e contaminantes;
♦ servir como área para educação e recreação.

4. O desmatamento, especialmente, em topos de elevações e áreas de declividade acentuada causa graves problemas ecológicos e sociais, dentre os quais a redução da absorção da água pelo solo, a erosão nas encostas que causam desmoronamentos, o assoreamento no leito dos cursos d’água; inundações, destruição de colheitas e propagação de doenças.

5. O Brasil possui as maiores reservas de água doce do planeta, cerca de 20% do total, sendo 15% desse total apenas na Bacia Amazônica.

6. A China possui 22% da população mundial e apenas 8% de água doce, e cerca de 80 milhões de chineses caminham mais de um quilômetro para encontrar água

7. A carência de água ou sua má qualidade trazem graves problemas de saúde para a humanidade. Cerca de oitenta por cento das doenças que afetam as populações de países em desenvolvimento são causadas pela má gestão de águas, causando mais de 33% das mortes e uma perda média de 10% do tempo de trabalho de cada pessoa.

8. Quatro entre cinco doenças comuns nos países em desenvolvimento são causadas por água poluída ou por falta de saneamento básico, e tais doenças provocam, nesses países, em média, 25 mil mortes por dia, sendo 60% delas de crianças.

♦ Morrem 4 milhões de crianças em todo mundo por ano, vitimadas pela falta de água limpa e saneamento adequado.
♦ 73 milhões de dias de trabalho são perdidos a cada ano na Índia devido às doenças transmitidas pela água. Foi estimado em quase 1 bilhão de dólares por ano, o custo em termos de tratamento médico e perda de produtividade.

9. 3/4 da superfície do planeta são cobertos por água sendo que 97% dessa água é salgada, e apenas 3% de água doce. Do percentual total de água doce existente, a maior parte encontra-se sob a forma de gelo nas calotas polares e geleiras, parte é gasosa e parte é líquida. Os rios e lagos - nossas principais fontes de abastecimento correspondem a aproximadamente 0,01% desse percentual e estão ameaçadas pela poluição.

10. Um dos piores exemplos da má administração dos recursos hídricos em todo planeta é o do Mar de Aral. Localizado na Ásia, na fronteira entre o Casaquistão e o Uzbequistão (antigas repúblicas soviéticas), o Aral - que já foi considerado o quarto maior mar interior do mundo - perdeu 70% do seu volume de água em quatro décadas. O uso excessivo, a partir dos anos sessenta, das águas dos rios que o alimentavam - o Amu Darya e o Syr Darya - para projetos de irrigação levou ao rebaixamento de seu nível de água em 3 metros, com baixa de 9 a 13 metros esperada até o fim deste século. A população local, que dependia da pesca para sua sobrevivência, ficou, em alguns casos, até 50 quilômetros de distância da linha d’água. A frota pesqueira jaz encalhada no fundo lamacento do antigo mar, como um testemunho vivo da destruição.

11. O aqüífero de Ogallala - um dos maiores do planeta – situado no Estado americano do Texas (EUA), teve 25% de suas reservas reduzidas devido ao uso intensivo.
♦ O Botucatu é - segundo os geólogos - o maior aqüífero subterrâneo do planeta. Localizado abaixo do Mercosul, estende-se por uma área de 1,6 milhão de km2 ( maior do que Inglaterra, França e Espanha juntas). Dois terços desse mar subterrâneo de água doce estão em território brasileiro, cobrindo 6 estados; o terço restante está sob a Argentina, o Paraguai e o Uruguai.

12. Entre os variados impactos provocados pelas atividades antrópicas sobre os suprimentos de água, o desperdício pode ser considerado um dos mais perniciosos. Estima-se que, nos países em desenvolvimento, ele possa chegar a 60%. No caso brasileiro, especificamente, o volume de perdas de água atingiria algo em torno de 40% do volume total da água tratada e fornecida aos usuários. As causas principais desse desperdício seriam problemas nos sistemas de distribuição (má conservação, vazamentos...) e, talvez, a causa mais importante: negligência dos próprios usuários.

13. O desmatamento, especialmente, em topos de elevações e áreas de declividade acentuada causa graves problemas ecológicos e sociais.

14. O fenômeno das inundações se agrava nas cidades devido, principalmente, a excessiva impermeabilização do solo pelo asfalto e o concreto.

15. A Floresta Amazônica é responsável pela reciclagem de 2/3 da água doce do planeta.

16. O Brasil possui as maiores reservas de água doce do planeta, cerca de 20% do total, sendo 15% desse total apenas na Bacia Amazônica.

17. A qualidade das águas é seriamente alterada pelo run-off urbano, que contém componentes do esgoto doméstico, industrial e do escapamento dos veículos automotores.

18. Uma torneira gotejando durante 24 horas consumirá num dia 46 litros de água, e num mês 1.380 litros.

19. Uma simples escovação de dentes com a torneira aberta consome em média 20 litros de água, quantidade suficiente para encher 66 latas de refrigerante.

20. 100 litros de água é o tamanho do desperdício numa lavagem de pratos com a torneira aberta.

21. Um banho de chuveiro chega a consumir 20 litros de água por Minuto.

22. Em antiquados sistemas de descarga sanitária brasileiros chegam a ser consumidos até 18 litros de água a cada descarga.

23. O uso de equipamentos mais econômicos: chuveiros, lavadoras, torneiras e vasos sanitários reduzem em 1/5 o consumo doméstico de água.

24. O acesso à água de boa qualidade deve ser garantido a todos os habitantes do planeta como direito básico de todos os seres vivos.

25. Os recursos hídricos, ainda que renováveis, são limitados.

26. A intervenção antrópica sobre o meio ambiente tem contribuído para a alteração do regime hidrológico e a contaminação dos sistemas hídricos.

Todo esse desperdício encarece os custos, ocasiona racionamentos, punindo, principalmente, as camadas mais pobres da população que não são, muitas vezes, sequer beneficiadas por esses serviços, ou não têm condições de pagá-los. Seja, portanto, um cidadão consciente: economizar é preciso!

FONTE: CRESPO, TELSON. Planeta Água: Um guia de Educação Ambiental para Conservação dos Recursos Hídricos. Rio de Janeiro, Papel Virtual Editora, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.